ATENÇÃO:

ESTE BLOG RICARDO LEITE AGORA É TUPI AM NÃO SERÁ MAIS ATUALIZADO. AGRADEÇO A TODOS QUE ACESSARAM E PARTICIPARAM DESTE ESPAÇO, MEU MUITO OBRIGADA DE CORAÇÃO.

AGORA COM A FUNDAÇÃO DO FÃ CLUBE OFICIAL RICARDO LEITE TEMOS UM BLOG DO FÃ CLUBE.

CONTAMOS COM SUA VISITA E PARTICIPAÇÃO. O ENDEREÇO É: http://www.ricardoleitefaclubeoficial.blogspot.com

Comunicador Ricardo Leite

PROGRAMA RICARDO LEITE

MUITA ANIMAÇÃO, ALEGRIA, DESCONTRAÇÃO, CONFIRA...

OBRIGADO PELO CARINHO DA SUA AUDIÊNCIA

CONTATO COM RICARDO LEITE

Telefone: (11) 3284-9184
Celular: (011) 7227-3172 (envie sua mensagem de texto)

Recado na secretária eletrônica: (o11) 6619-4048
email:
ricardo.leite@radiotupiam.com.br
site: http://www.radiotupiam.com.br
no setor de contato Ricardo Leite

Para ver o estúdio durante o programa
acesse: http://pt-br.justin.tv/radiotupiamaovivo

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

COLUNA RICARDO LEITE - SITE COMUNICAÇÃO CATÓLICA - ASSUNTO DO DIA - PESSOAS MÁS

8º MANDAMENTO - NÃO LEVANTAR FALSO TESTEMUNHO
glitters

Olá!!!

Dando sequência ao que escrevi na coluna anterior, hoje eu quero falar sobre o oitavo mandamento:

NÃO LEVANTAR FALSO TESTEMUNHO.

Este mandamento está muito ligado aos demais. Serve de base para toda a estrutura da palavra.

Ao ler a Bíblia você percebe que as pessoas que tentaram prejudicar Jesus em vários momentos usaram artimanhas que agridem o oitavo mandamento. Inclusive no momento crucial de levar Jesus ao julgamento, os sacerdotes se aproveitaram da imagem de “homens mais próximos de Deus” para lançar Jesus nas garras do mal.

Hoje em dia, no cotidiano, respeitadas as devidas proporções, quantas vezes não passamos o que Jesus passou. E quantos que não atravessam nossa vida fazendo contra nós o que os “sacerdotes” fizeram. Garanto que você já enfrentou isso: pessoas levantando falso testemunho por interesses diversos.

Os estudiosos da Bíblia afirmam que a verdade é a virtude que consiste em mostrar-se verdadeiro no agir e no falar, fugindo da duplicidade, da dissimulação e da hipocrisia. As pessoas que estudam a Bíblia apontam que não adianta você falar a verdade mas não praticar a verdade.

Não adianta também dissimular ou tentar passar uma imagem quando na verdade até a própria pessoa sabe que não está sendo totalmente verdadeira. O hipócrita e dissimulado pode enganar as pessoas durante um determinado tempo mas não pode enganar a Deus pra sempre.

Certa vez eu conheci um homem muito religioso. Ele apareceu com uma história muito curiosa para explicar suas mentiras. Como tínhamos um relacionamento estreito, às vezes eu me permitia ultrapassar a barreira e contrariar essa pessoa questionando algumas atitudes.

É muito difícil você fazer isso principalmente quando envolve alguém que não gosta de ser contrariado ou que é envolvido com pessoas que só elogiam ou concordam com tudo para agradar. Aí aparece você pra contrariar. Lógico que mais cedo ou mais tarde vão se livrar de você.

O que você não pode é perder a sua consciência e sua ligação com Deus. Se você abre mão da verdade, pode passar o resto da vida pregando a céu aberto na Praça da Sé que você não vai conseguir consertar. Não adiantará ficar rezando salmos, citações ou passagens bíblicas se no cotidiano a verdade absoluta não faz parte de sua vida.

E um dia conversando com essa pessoa eu perguntei a respeito de uma coisa que não batia a história. Então eu recebi como resposta algo muito curioso. Essa pessoa dizia que quando alguém perguntava algo cuja resposta era sim e não interessava pra ela responder a verdade, ela enfiava a mão no bolso e pensava “tenho uma nota de 100 reais no bolso” e então respondia em voz alta “não”. No entender dessa pessoa, ela não estava mentindo. Para alegrar sua consciência ela considerava que não tinha respondido a pergunta de outra pessoa e sim a pergunta que ela própria tinha feito em pensamento. Considerava que a outra pessoa é que não tinha percebido que ela “tinha respondido outra coisa”.

Há “mentirinhas” e “mentironas”. Espero que você não prejudique as pessoas com suas palavras. Mas, não são apenas as palavras que remetem a mentiras. Segundo estudiosos da Bíblia, São Paulo em suas cartas diz que o verdadeiro cristão não deve se envergonhar de dar testemunho de Nosso Senhor POR ATOS ou PALAVRAS. Isso mesmo. É bom ficar ligado nisso.

A verdade não é apenas para ser falada. É pra ser praticada. É pra ser vivida em toda sua extensão.

O respeito ao amor de Deus proíbe qualquer cristão de praticar a calúnia ou difamação. Já imaginou como ficaria a cena de um cristão falando de Deus durante o dia e de noite ficar espalhando que fulano ou beltrano roubou algo dele ou que fez alguma coisa contra ele.

Toda falta cometida contra outros precisa de urgente reparação. E não uma reparação escondida. Mas se você quer realmente perdão pelo que anda dizendo, você tem de fazer a reparação publicamente.

Lendo alguns sites especializados na Bíblia, eles demonstram preocupação inclusive com aqueles que usam os meios de comunicação. A sua mentira é expandida. Ou seja, o seu falso testemunho é pior ainda. Mentir para uma pessoa é grave. Agora, imagine mentir no microfone ou num texto?

Se você pensar nisso, perceberá o quanto estão pecando determinados apresentadores, políticos, comentaristas, interesseiros e até religiosos. Todos estão sob o olhar de Deus. Não pense você que o político que doa cesta básica de manhã e mente a noite, deixou de ser mentiroso. Não pense você que o religioso que orquestra uma campanha difamatória contra alguém na calada da noite será perdoado porque pela manhã falou de Deus. Não pense que o apresentador que fala pelo povo durante o dia, será recompensado mesmo se mentir durante a noite.

Existem muitas maneiras de mentir. E a cada dia os mentirosos se disfarçam cada vez melhor. Por isso, precisamos ler a Bíblia e praticar a verdade. Não adianta apenas falar a verdade. É preciso praticar. É preciso viver a verdade em toda intensidade. Mesmo que sejamos crucificados pelos homens. A palavra dos homens é corruptível. É dissimulada. O que vale é o olhar de Deus.

Abração.

RICARDO LEITE

Nenhum comentário: